terça-feira, 22 de novembro de 2022

Autoritas Pinot Grigio 2020

 

Falei, por muitas vezes, até de forma, confesso, demasiada que sou um incondicional fã da casta Pinot Grigio. Além de ter predicados que muito me atrai ela, por esses mesmos predicados, ou diria, características, tem tudo a ver com o clima tropical brasileiro.

É aquela famosa frase que costumamos dizer: “É um vinho para piscina”! Mas não precisa ser necessariamente para piscina, mas para uma praia. Uma praia? Sim para a praia! Se podem levar, no isopor, cerveja, por que não levar a sua garrafa de Pinot Grigio?

E eu lembro como se fora ontem, o meu primeiro contato com a cepa. Em um dia de calor, um verão daqueles! Tinha uma confraternização com amigos do trabalho em um restaurante famoso em minha cidade, queria pedir algo que não fosse cerveja, mas o meu bom e velho vinho.

Tomei em minhas mãos o cardápio e de imediato eu não consegui achar nenhum rótulo interessante. Decidi olhar novamente, agora com a atenção redobrada, quem sabe apareça algum que chame a atenção.

E vi um branco, brasileiro, de uma casta estranha para mim, trazia o “Pinot” no nome e lembrei da tinta Pinot Noir, que já conhecia e muito gostava, mas trazia outro nome: “Grigio” e era uma casta branca.

Pensei: Calor intenso, o desejo único de degustar um vinho, então vamos de branco dessa, até então nova casta Pinot Grigio. A única coisa que eu conhecia era o produtor que sempre esteve comigo em minhas degustações: Miolo. Então deve ser bom.

Degustei e gostei verdadeiramente e o dia quente ajudou, complementou o meu momento tão particularmente singular naquele dia. Estava delicioso. Era frutado, leve, fresco, acidez gostosa.

Saí daquele restaurante com o desejo quase que incontrolável de degustar novamente um vinho da casta Pinot Grigio e ao longo do tempo fui tendo algumas experiências, diria únicas, com rótulos dessa casta.

Degustei rótulos do Vêneto, da Sicília, ambas regiões emblemáticas italianas, da África do Sul também, alguns poucos do Brasil e também do Chile e a valores bem competitivos! Claro que os vinhos estão inflacionando e está cada vez mais difícil encontrar vinhos com valores justos, além dos tributos também, mas, tentando consegue encontrar alguns vinhos dessa casta a preços atraentes.

E hoje eu retornarei ao Chile, mais precisamente ao Vale Central, para degustar mais um Pinot Grigio. Tenho degustado alguns deste país e tem me surpreendido por demais da conta e vale lembrar um, da gigante Luis Felipe Edwards, que degustei e gostei que se chama Alto Los Romeros 2018 que, pasmem, custou, à época, R$18,90!

E o de hoje também é da Luis Felipe Edwards, de uma linha que eu verdadeiramente adoro: Autoritas! Então sem mais delongas vamos às apresentações! O vinho que degustei e gostei veio do Vale Central, Chile, e se chama Autoritas da casta Pinot Grigio da safra 2020. Antes de falar do vinho, falemos um pouco da região chilena e da cepa tão querida.

Valle Central: o centro vitivinícola do Chile        

Valle Central, ou Central Valley como é conhecida, é uma região vinícola do Chile, estando entre uma das mais importantes áreas produtoras de vinho de toda a América do Sul, em termos de volume.

Além disso, o Central Valley é uma das regiões que mais se destaca com relação a extensão, indo desde o Vale do Maipo até o final do Vale do Maule. Uma ampla variedade de vinhos é produzida na região, elaborados a partir de uvas cultivadas em diferentes terrenos. Tal exemplar vão desde vinhos finos e elegantes, como os produzidos em Bordeaux, até os vinhedos mais velhos e estabelecidos em Maule. A região do Valle Central é também lar de diversas variedades de uvas, porém, as plantações são ocupadas pelas castas Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Chardonnay e Syrah.

A uva ícone do Chile, a Carmenère, também é importante na região, assim como a Malbec é referência em Mendoza, do outro lado dos Andes. As áreas mais frias do Central Valley estão ganhando cada vez mais destaque perante o mundo dos vinhos, onde são cultivadas as uvas Riesling, Viognier e até mesmo a casta Gewürztraminer. O Central Valley é dividido em quatro sub-regiões vinícolas, de norte a sul, cada qual com características e diferenças marcantes.

O Maipo é a sub-região mais histórica do país, onde as vinhas são cultivadas desde o século XVI, abrigando as videiras mais antigas existentes na região. O Rapel Valley é lar das tradicionais sub-regiões Cachapoal e Colchagua, enquanto Maule Valley é uma das sub-regiões vinícolas mais prolíferas de toda a América do Sul. Por fim, a última sub-região Curico Valley foi a pioneira no cultivo vinícola na década de 1970, onde Miguel Torres deu início a vinicultura moderna.

Vale Central

A Cabernet Sauvignon pode ser cultivada com sucesso tanto no Vale do Maipo quanto no Vale de Rapel, cada um por um motivo diferente. No Vale de Rapel, a presença de um solo rochoso e com baixa atividade freática (pouca disponibilidade hídrica) aliado à alta taxa de amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura nessa área em um dia) vai favorecer o grau de maturação da Cabernet Sauvignon, aprofundando seu sabor.

Essa parte do vale, portanto, produz uvas com um sabor mais profundo e maduro. Já a Cabernet Sauvignon que é cultivada no vale do Maipo (de onde provém mais da metade da produção dessa cepa) conta com a influência direta do Rio Maipo. Onde as águas do rio servem para regular a temperatura e fornecer a irrigação dos vinhedos. E para não deixar de destacar a área a sotavento da Cordilheira da Costa, o Vale do Curicó possui um clima quente e úmido, já que todo o ar frio é impedido de passar pela barreira natural da montanha.

Quem se beneficia com isso é a produção de Carménère, que por tamanha perfeição em seu desabrochamento são conhecidos por todo o mundo, não sendo surpresa o fato de que somente desse Vale derivem vinhos para mais de 70 países ao redor do mundo. Em outras palavras, o Vale Central se constitui como uma mina de ouro de cepas premiadas e irrigadas com tradição centenária.

O Vale Central é uma área plana, localizada na Cordilheira Litoral e Los Andes, caracterizada por seus interessantes solos de argila, marga, silte e areia, que oferece ao produtor uma extraordinária variedade de terroirs. Excepcionalmente adequada para a viticultura, o clima da região é mediterrâneo e se traduz em dias de sol, sem nuvens, em um ambiente seco.

A coluna de 1400 km de vinhas é resfriada devido à influência gelada da corrente de Humboldt, que se origina na Antártida e penetra no interior de muito mais frio do que em águas da Califórnia. Outra importante influência refrescante é a descida noturna do ar frio dos Andes.

Pinot Grigio

Se você nunca ouviu falar na uva Pinot Grigio, talvez já tenha degustado um vinho produzido com a Pinot Gris. É possível encontrar a casta sendo chamada pelos dois nomes diferentes, a depender da origem do vinho, podendo ser italiano ou francês, respectivamente. A diferença na forma como chamamos a uva passa pelo próprio significado das duas palavras: o nome Grigio significa cinza em italiano e Gris, cinza em francês – sendo referência à cor da casca da fruta. A coloração da uva é um resultado natural do cruzamento entre a Pinot Noir e a Pinot Blanc.

A Pinot Grigio surgiu na região da Borgonha, contudo foi em outra região francesa que ela ganhou um lar e ganhou notoriedade também, a Alsácia. Onde era conhecida por outro nome famoso, Tokay, mas que causava muita confusão. Tokay é um termo utilizado para os vinhos mais famosos (e caros) da Hungria, os longevos Tokaji, que nada tem a ver com a Pinot Grigio.

A origem da Pinot Grigio foi descoberta a poucas décadas, onde constatou-se ser um cruzamento genético natural entre a Pinot Noir e a Pinot Blanc. Embora seja de origem francesa, foram os italianos que tornaram esse varietal mundialmente conhecido e passaram a dominar a sua produção global. Isso faz com que muitos acreditem que a uva seja originária do fantástico "país da bota".

Os vinhos produzidos com a Pinot Grigio são muito influenciados pelos fatores ambientais e humanos envolvidos no processo, o que chamamos de terroir. Nas regiões frias são encontrados vinhos com maior intensidade aromática e acidez vibrante, além de serem tipicamente mais leves e delicados, normalmente denotando aromas frutados, florais e com a sutil presença de especiarias.

Bons exemplos disso são os aromas de pêssego, limão, tangerina, pera, maçã verde, complementados por flores silvestres, mel, tomilho, orégano e erva-cidreira. Já as regiões mais quentes produzem exemplares mais viscosos, aumentando a percepção de corpo da bebida, que, dependendo do solo, pode apresentar um caráter mineral, lembrando pedras e a areia molhada.

Agora, se compararmos o perfil dos vinhos franceses e italianos, as características sensoriais serão gritantes. Na França, esses vinhos costumam ser mais encorpados, amarelados e com uma presença picante. Já na Itália, os exemplares são mais refrescantes, versáteis e fáceis de beber. Dependendo do estilo do produto, vinícola e vindima, são vinhos brancos com aptidão ao envelhecimento.

E agora finalmente o vinho!

Na taça tem um lindo e brilhante amarelo palha com reflexos esverdeados com algumas lágrimas finas e rápidas.

No nariz as notas de frutas brancas, cítricas e tropicais, tais como lima, pera, abacaxi, maçã-verde, protagonizam nos aromas, de forma intensa e agradável, com toques florais e um quê de mineralidade e muito, muito frescor.

Na boca traz um paladar leve, com muita frescura e leveza, mas com muito sabor, trazendo um ótimo volume de boca, capitaneados pela fruta branca, cítrica, conferindo-lhe alguma personalidade. Traz um pouco de álcool, atípico para um Pinot Grigio, mas que entrega a tal da personalidade identificada. Tem uma ótima acidez e um final longo e persistente.

Um vinho surpreendente! Um vinho especial! Mais uma vez a Pinot Grigio me deixa de joelhos e gosto dessa doce “subserviência”. Um vinho surpreendente pelo que valeu, em torno de R$ 29,90, entregando muito além do que foi pago, fazendo dele uma relação excepcional de custo X benefício. Quando degusto um Pinot Grigio sempre me faço uma pergunta: Será que estou sugestionado? Será que o que sobressai é a definição de um fã da cepa? Confesso que sinto essa existencial dúvida, mas o fato é de que temos de deixar o coração falar por nós. A Pinot Grigio é definitivamente uma das castas brancas mais queridas para mim e se bobear atingirá o posto de mais querida de todas as brancas. Até a próxima experiência! Tem 13% de teor alcoólico.

Curiosidade:                              

A palavra “Autoritas” vem do latim auctoritas, que significa prestígio, honra, respeito, autoridade. Esses valores foram o que inspirou a criação desta marca, desenvolvida por Luis Felipe Edwards Family Wines. A crista (brasão) da família, presente em cada garrafa, é o selo que reúne esses valores, passados ​​de geração em geração e expressos em cada copo da Autoritas. Esse prestígio é a assinatura desse produtor que, graças aos seus rótulos, independente de valores e propostas, foi conquistado ao longo desses anos.

Sobre a Viña Luis Felipe Edwards:

A Viña Luis Felipe Edwards foi fundada em 1976 pelo empresário Luis Felipe Edwards e sua esposa. Após alguns anos morando na Europa, o casal decidiu retornar ao Chile e, ao conhecer terras do Colchágua, um dos vales chilenos mais conhecidos, se encantou. Ali, aos pés das montanhas andinas, existia uma propriedade com 60 hectares de vinhedos plantados, uma pequena adega e uma fazenda histórica que, pouco tempo depois, foi o marco do início da LFE.

De nome Fundo San Jose de Puquillay até então, o produtor, que viria a se tornar uma das maiores vinícolas do Chile anos mais tarde, começou a expandir sua atuação. Após comprar mais 215 hectares de terras no Vale do Colchágua nos anos de 1980, começou a vender vinho a granel, estudar a fundo seus vinhedos e os resultados dos vinhos, e cultivar diferentes frutas para exportação.

O ponto de virada na história da Viña Luis Felipe Edwards veio na década de 1990, quando Luis Felipe Edwards viu a expectativa do mercado sobre os vinhos chilenos. Sabendo da alta qualidade dos rótulos que criava, o fundador resolveu renomear a vinícola e passou a usar o seu próprio nome como atestado de qualidade. Após um período de crescimento e modernização, especialmente com o início das vendas do primeiro vinho em 1995, a LFE se tornou um importante exportador de vinho chileno no começo do século XX. A partir de então, o já famoso produtor começou a adquirir terras em outras regiões do país.

Na busca incessante por novos terroirs de qualidade, ele encontrou no Vale do Leyda um dos seus maiores tesouros: 134 hectares de videiras plantadas em altitude extrema, a mais de 900 metros acima do nível do mar.

Mais informações acesse:

https://www.lfewines.com/

Referências:

“Wine”: https://www.wine.com.br/winepedia/sommelier-wine/serie-uvas-pinot-grigio/

“Blog Famiglia Valduga”: https://blog.famigliavalduga.com.br/pinot-grigio-conheca-suas-principais-caracteristicas/

“Portal Vinci”: https://www.vinci.com.br/c/regiao/valle-central

“Portal Winepedia”: https://www.wine.com.br/winepedia/enoturismo/valle-central-chile/

“Portal Enologuia”: https://enologuia.com.br/regioes/186-o-vale-central-no-chile-ponto-de-encontro-de-vinhos-reconhecidos-mundialmente

 

 

 




quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Quimay Malbec e Cabernet Sauvignon 2020

 

Muito se fala em terroir! Claro que nomenclaturas como essas, dentro do universo do vinho, precisa ser discutida, pois é a partir do seu entendimento que construímos, entre outros fatores, as nossas identificações com os vinhos que costumamos degustar.

Porém infelizmente o uso da palavra parece ter como intuito apenas para a manipulação de um marketing perverso, como a engrenagem de uma máquina apenas para venda de produtos e não a disseminação de uma filosofia, de um conceito.

Mas essa (des) construção parece ruir quando degustamos um vinho e percebemos, apesar da particularidade de quem o aprecia, e não conseguimos identificar a tipicidade da bebida. Sabe quando degustamos, e isso se caracteriza pela “litragem”, e percebemos que o vinho não tem caráter? Ninguém pode com as manifestações sensoriais, quando, claro, bem exercitadas.

Mas ainda temos, por sorte, produtores que, abnegados, contra tudo e contra todos, seguem, bravamente, a engarrafarem o terroir, explorando tudo que a terra pode oferecer, aliado à cultura do povo e do saber fazer que decisivamente influencia o processo que vai da vindima à mesa do enófilo.

E quando falamos em terroir nos vem à mente, mesmo que de uma forma menos instintiva, a tradição, mas nem sempre a tradição nos obriga a ser tão linear. Muitos produtores promovem, com base na tradição, alguns “movimentos” mais arrojados sem abdicar do... terroir.

E alguns países produtores de vinho pode se dar ao luxo de enveredar nessas gratas aventuras e países como a Argentina e o Chile, por exemplo, por sua extensão, ampla latitude e diversidade geológica, convertem-se em um infinito conjunto de microclimas esperando ser descobertos por audaciosos enólogos e produtores que buscam não apenas um sistêmico padrão.

E alguns argentinos estão se mexendo e promovendo alguns rompimentos de paradigma para entregarem vinhos contemporâneos, arrojados, mas com caráter, com terroir. O vinho de hoje traz um produtor novo, com novas ideias e novo para mim: Manos Negras! O nome é muito sugestivo e seus produtores preconizam que o enólogo tem de meter a mão na massa, promover o contato com a terra e entender que os autênticos enólogos têm que sujar as suas mãos para explorar os limites da sua profissão que vai desde a vindima até o engarrafamento da poesia líquida.

E eles estão fazendo algo bem interessante que os uruguaios já costumam fazer há algum tempo, por exemplo: a combinação de terroirs com uma mesma variedade. Isso já, logo de cara, te estimula, te excita a degustar o vinho! Vinhos com terroirs conhecidos de Mendoza, mas com a aposta do diferente e assim,  E com muito arrojo, trazer a originalidade enaltecendo a tradição das microrregiões. E o melhor ou, diria, surpreendente: recebi esse rótulo de um clube de vinhos, de um importante clube de vinhos de um gigante de vendas no Brasil! O vinho que degustei e gostei veio da tradicional Mendoza e se chama Quimay com um corte da Cabernet Sauvignon e Malbec, da igualmente icônica Mendoza, safra 2020.

Esse corte, de castas que que deram muito certo em Mendoza, Cabernet Sauvignon e Malbec, traz uma novidade para mim e nem preciso dizer o quão estou animado para degusta-lo. É uma mistura de 2 vinhos diferentes, mas são provenientes da mesma vinha. A Cabernet Sauvignon oferece estrutura, taninos e boca longa. É o corpo do vinho. Já a Malbec oferece sedosidade, taninos suaves e aromas florais. A mistura de Cabernet Sauvignon e Malbec é algo típico da Argentina. Onde eu estava que não degustei esse corte antes? Mas antes tarde do que nunca! E convém lembrar que eu já degustei um vinho, da mesma linha de rótulos e que gostei e se chama Quimay Malbec 2020!

E vale aqui uma curiosidade sobre a origem do nome do vinho: “Quimay”! Quimay, em dialeto indígena argentino, significa oásis, locais sagrados em meio aos desertos dos pampas argentinos. Hoje muitos dos vinhedos estão nessas regiões desérticas antigas, como nos arredores de Mendoza.

Falemos também de Valle de Uco, uma região, encrustada na velha Mendoza que a cada dia vem se aperfeiçoando, investindo fortemente em tecnologia e ganhando visibilidade e respeitabilidade.

Valle de Uco, a grande produtora de vinhos da Argentina

Foi possível confirmar a presença de aborígenes que povoaram o vale de Uco muitos anos antes de Cristo. Nos petróglifos encontraram seu modo de vida: eram pessoas que se dedicavam à agricultura e à caça de animais, graças aos benefícios que o lugar lhes oferecia. No século XVI, a chegada dos conquistadores espanhóis das terras chilenas e peruanas marca as primeiras explorações em terras habitadas por dóceis e laboriosas famílias indígenas: os huarpes. Daquela época vem a palavra "Uco", que se refere ao nome do cacique Cuco. Além disso, é traduzido como uma nascente de água, elemento fundamental da região.

Um século depois, os padres jesuítas se estabeleceram no vale. Eles constituíram a primeira cidade organizada e fundaram o Curato de Uco, dando início à evangelização. O general José de San Martín governou Cuyo com sede em Mendoza entre 1814 e 1816, enquanto organizava os preparativos para empreender a travessia dos Andes e libertar o Chile e o Peru. Em várias ocasiões, ele se encontrou com nativos na área antes da expedição de libertação. Também com o militar argentino Manuel de Olazábal quando retornou à sua terra natal pelo desfiladeiro El Portillo, no que hoje é conhecido como Manzano Histórico.

Jose de San Martin

Por sua vez, a história da viticultura na região tem suas referências. Na década de 1880, Juan Giol, Bautista Gargantini e Pascual Toso chegaram de suas terras europeias e se associaram e se dedicaram à produção de vinhos. Três apelidos famosos que deram origem à San Polo Winery and Vineyards no início dos anos 1930, que tem a honra de ter, até hoje, cinco gerações de enólogos.

Juan Giol

Bautista Gargantini

Pascual Toso

O Vale do Uco foi “descoberto” pela indústria vitivinícola nos anos 1990. Localizado no sudoeste da cidade de Mendoza, bem aos pés dos Andes, seus vinhedos estão plantados em uma zona de clima temperado, com invernos rigorosos e verões quentes com noites frescas. Pode-se dizer que Uco é uma área realmente fria da região de Mendoza – e também de grande amplitude térmica (pode chegar a até 16o C), em parcelas que variam entre 850 e 1.700 metros de altitude.

Os solos são predominantemente pedregosos, com seixos rolados misturados à areia grossa, de boa permeabilidade, boa drenagem e pouco férteis. Em algumas zonas, observa-se argila ou calcário e até áreas com depósitos de cálcio, estas últimas mais raras e valorizadas, e também de onde vêm saindo alguns dos melhores vinhos lá produzidos atualmente. O índice pluviométrico é baixo e a irrigação dos vinhedos é normalmente feita por gotejamento com água de degelo das montanhas.

O Vale estende-se por três departamentos (segundo nível de divisão administrativa nas províncias argentinas): Tupungato, Tunuyán e San Carlos. A altitude e a grande amplitude térmica constante que os três departamentos compartilham exercem influência na qualidade das uvas produzidas, uma vez que torna a fase de amadurecimento da fruta mais longa, permitindo que o caráter varietal de cada cepa cultivada desenvolva-se por completo, ao mesmo tempo em que um teor agradável de acidez seja preservado.

Valle de Uco

O sucesso do vale é tamanho que, no início da década de 2010, a área de vinhedos plantados chegava a quase 26.000 hectares, praticamente o dobro do que havia no local no início dos anos 2000. O desenvolvimento da região é inconteste, assim como a sua crescente reputação dentro da vitivinicultura argentina, haja vista que um grande número de vinícolas estabelecidas em outras áreas de Mendoza busca adquirir vinhedos no vale e também construir novas plantas na região.

Aproximadamente 75% dos vinhedos são de uvas tintas, especialmente Malbec, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir, com destaque para a vedete nacional nos últimos anos, a Cabernet Franc. Dentre as brancas, brilham a Chardonnay, a Sémillon e a Sauvignon Blanc, mas também há vinhos com Viognier e Torrontés.

E agora finalmente o vinho!

Na taça apresenta um rubi intenso, quase escuro, brilhantes, com discretos halos violáceos, com lágrimas finas, lentas e em média quantidade.

No nariz uma profusão de frutas vermelhas, pretas, com destaque para morangos, ameixas e cerejas, que enredam uma explosão aromática que, no início estava contido, com toques florais delicados e de especiarias, com a madeira trazendo uma textura mais complexa, com baunilha, chocolate.

Na boca é seco, de corpo mediano, alguma estrutura que lhe confere um bom volume de boca, graças também ao álcool proeminente, mas sem agredir, ao mesmo tempo, é macio, fácil de degustar. A fruta protagoniza, como no aspecto olfativo, tornando o vinho equilibrado. Traz taninos marcados, presentes, mas domados, com acidez instigante e a madeira em evidência, graças aos 6 meses em carvalho. Final curto.

Vinhos contemporâneos, com novas propostas, arrojadas, técnicas de cultivo novas, conceitos sustentáveis, todos esses quesitos vislumbra um único e precioso resultado: vinhos autênticos, castas que reflitam o seu terroir. O conceito de terroir não deve ser levado em conta de uma forma apenas, tão somente voltada para marketing, mas que seja de fato efetivada e que entregue o máximo de tipicidade na bebida e que ela chegue de fato à mesa do enófilo e que este entenda, não importa a forma, que esse vinho é de Mendoza, que é um Malbec distintamente argentino, pois sintetiza o chão, a terra a qual fora concebido. Tem 13,8% de teor alcoólico.

Sobre a Vinícola Manos Negras:

Os verdadeiros produtores de vinho sujam as mãos, ou seja, ficam com as mãos pretas de vinho, e é disso que se trata o Manos Negras. Arregaçando as mangas e sujando as mãos, é assim que fazemos esses vinhos artesanais.

Manos Negras concentra-se na vinificação em latitude, e sendo assim as regiões vinícolas da Argentina e do Chile se estendem por 1.500 milhas de norte a sul ao longo dos Andes. Cada latitude possui um terroir único com combinações singulares de solo e temperatura que são decerto ideais para diferentes variedades.

Manos Negras, fundada em 2009, usa as habilidades únicas de dois imigrantes neozelandeses Duncan Killiner e Jason Mabbett, e o educador de vinhos americano Jeff Mausbach, bem como o renomado viticultor argentino Alejandro Sejanovich para criar vinhos com base em emocionantes combinações terroir-varietais.

Mais informações acesse:

www.manosnegras.com.ar

Referências:

“Welcome Argentina”: https://www.welcomeargentina.com/valle-de-uco/historia.html

“Revista Adega”: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/conheca-o-vale-do-uco-local-que-reune-grandes-vinhos-argentinos_11401.html

“Revista Sociedade de Mesa”: https://revista.sociedadedamesa.com.br/2015/07/vinicola-manos-negras/

 

 

 

 








segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Hill & Dale Merlot 2018

 

Não me canso de dizer, de exaltar as minhas predileções pela Merlot. Vai além, confesso, de uma simples predileção, mas algo afetivo que, de uma certa forma, fomenta a preferência. Não consigo esquecer a Merlot porque foi principalmente ela que me iniciou no universo dos vinhos finos, das castas vitis viníferas.

Então trata-se de uma reverência, trata-se de algo verdadeiramente afetivo! Mas é claro que a casta tem os seus predicados. A Merlot consegue agradar a todos os paladares e exigências e abrange os iniciantes e mais tarimbados no mundo do vinho.

Ela, a Merlot, é capaz de unir a todos os enófilos, a todas as propostas de vinhos, de maneira indistinta, sem preconceitos ou coisa que o valha. Por isso que nunca faltará um bom Merlot na adega. Seria, sem medo de dizer, uma temeridade não ter um Merlot na adega, independente de país, de terroir.

E por mais que ela esteja em minha enófila vida há alguns anos, desde os primórdios, diria, a Merlot ainda é capaz de proporcionar algumas gratas e impactantes novidades, exatamente pelo terroir, no que tange às novidades de regiões. É sabido que a Merlot é facilmente cultivável em várias regiões no planeta, inclusive no Brasil, onde, a mer ver, vem ganhando destaque, o que favorece, e muito, a possibilidade de desbravar “novos” Merlots de outras regiões.

E graças a um clube de vinhos a qual fazia parte, há alguns anos atrás, eu tive o prazer de “conhecer” um Merlot sul africano. Talvez eu esteja sendo um tanto quanto desinformado, mas nunca pensei encontrar ou sequer degustar um Merlot da terra de Mandela. A conhecemos pela sua emblemática cepa, a Pinotage, mas não esperava um varietal de Merlot.

Bem a Merlot sempre apareceu em alguns blends de rótulos sul africanos que degustei, pelo menos em grande parte, mas nunca reinando absoluta, então foi o ápice quando recebi, justamente de um clube de vinhos essencial, um rótulo desses. Digo justamente de um clube de vinhos, devido a alguns questionamentos quanto ao mesmo e a sua credibilidade.

O rótulo descansou por algum tempo, esperando ser degustado e com a compra de outro rótulo que encontrei de Merlot sul africano, decidi degustar o que eu já tinha adegado. E lá vamos nós! Estou pronto para reviver momentos sublimes com a casta que me “trouxe ao mundo”, enofilamente falando.

O vinho que degustei e gostei veio da tradição região vinícola sul africana Stellenbosch e se chama Hill & Dale Merlot da safra 2018. E antes de falar do vinho, e estou ansioso para isso, falemos um pouco da importância de Stellenbosch para a história do vinho na África do Sul.

Stellenbosch

Stellenbosch, a segunda cidade mais antiga da África do Sul, encontra-se a menos de 45 minutos da Cidade do Cabo. A região é rodeada pelas majestosas montanhas Stellenbosch, vinhedos e pomares, criando um dos cenários mais pitorescos da África do Sul. Seu nome e existência se devem ao antigo governador do Cabo, Simon van der Stel, que estabeleceu um povoado à beira do rio Eerste em 1679, fazendo dela a segunda cidade mais antiga da África do Sul.

Está situada a cerca de 50 km da Cidade do Cabo, e no ano 2000 contava com cerca de 90 mil residentes com habitação formal, portanto sem contar estudantes e outras pessoas com habitação informal. A cidade, historicamente preservada, abriga um dos mais bonitos exemplos do estilo holandês do Cabo, Georgiano e Vitoriano de arquitetura. Desfrutando de um ambiente exuberante, as ruas de Stellenbosch são repletas de restaurantes, bistrôs, cafés e monumentos que transmitem o orgulho do passado histórico importante da região.

Hoje, é uma linda cidade caracterizada por ruas ladeadas de carvalhos e casas brancas, muitas das quais de origem Cape Dutch (cabo-holandesa), e fica entre a suntuosa montanha Simonsberg e a mais modesta Papegaaiberg (“Montanha do Papagaio”).

Juntamente com Paarl e Franschhoek, Stellenbosch forma a mundialmente conhecida e renomada região vinícola de Cape Winelands. Stellenbosch possui a rota de vinho mais antiga do país e é conhecida por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo em fazendas como Spier, Fairview, Tokara, Delaire Graff, Waterford, Rustenerg e muitas outras.

Os tours na região satisfazem os visitantes com experiências únicas como visitas às caves originais de armazenamento (onde os primeiros agricultores do Cabo experimentavam os primeiros vinhos produzidos na região). Stellenbosch também proporciona outras atrações que agradam todas as idades, como caminhadas, cavalgadas, pescaria, passeios de balão e de helicóptero, e colheita de morangos.

Logo que chegaram os primeiros colonos, particularmente os Huguenotes franceses, teve início a cultura da vinha nos vales férteis em torno de Stellenbosch, que rapidamente se tornou o centro da indústria vinícola sul-africana. Até há pouco tempo, a concentração de riqueza trazida por esta indústria fez com que a área tivesse um elevado coeficiente de Gini, embora esta situação esteja a mudar.

Stellenbosch possui uma rica história vinícola e é lar de alguns dos vinhos mais famosos do país. Além disso, a uva Cabernet Sauvignon é a variedade mais cultivada na região, utilizada muitas vezes ao lado da casta Merlot.

Situada a apenas 40 quilômetros ao leste da Cidade do Cabo, Stellenbosch é separada pelas montanhas de Simonsberg e Paarl. Seus vinhedos cobrem as colinas da região sul-africana que vão desde Helderber, no sul, até as inclinações mais baixas de Simonsberg, no norte. Este terreno proporciona uma grande variação nos estilos de vinho produzidos, bem como microclimas ideais para o cultivo de inúmeras variedades encontradas entre as colinas e os vales de Stellenbosch.

Stellenbosch

Os solos da região são compostos predominantemente de arenito e granito, onde é possível encontrar também um alto teor de argila, responsável por garantir uma melhor retenção da água. O clima de Stellenbosch é quente e seco, embora receba uma influência marítima do sul, proveniente de False Bay. A refrescante brisa que as vinhas recebem à tarde e a incidência solar pela manhã possibilita que as uvas concentrem melhor seus aromas e sabores, dando origem a vinhos com características únicas e peculiares.

Em decorrência dessa variação de terroir, Stellenbosch é dividida em inúmeras áreas produtoras de vinho diferentes, entre elas, Bonghoek, Papegaaiberg, Devon Valley e Polkadraai Hills. Além disso, a região sul-africana é o segundo assentamento mais antigo do país, ficando atrás apenas de Cape Town. As principais variedades cultivadas em Stellenbosch são as uvas Cabernet Sauvignon, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Shiraz. Além disso, a fama da região se deve também por ser o berço da casta Pinotage, resultado de um cruzamento das uvas Cinsaut e Pinot Noir em 1924.

E agora finalmente o vinho!

Na taça revela um vermelho rubi brilhante, intenso, escuro, profundo, com lágrimas grossas, lentas e em profusão que desenham o bojo do copo.

No nariz explodem em aromas de frutas negras maduras, tais como ameixas, cerejas pretas, que traz uma gostosa e agradável sensação adocicada, com a rusticidade do couro, do herbáceo e as notas amadeiradas que entregam torrefação e o café, graças aos 11 meses em barricas de carvalho que 50% do lote do vinho estagiou.

Na boca é complexo, tem médio corpo, a marcante personalidade é evidente, mas, por outro lado, o aveludado e a elegância equilibram graças a característica da Merlot. As frutas pretas também protagonizam, como no aspecto olfativo, dando ao vinho frescor e vivacidade. As notas amadeiradas têm destaque, também garantindo o toque de baunilha, de terra molhada. Tem taninos presentes e acidez média, com um final longo e persistente.

Mesmo a Merlot sendo a minha longa e fiel companheira por longos anos em minha agradável caminhada no universo dos vinhos, ainda é capaz de me surpreender, de trazer novidades gratas, positivas para as minhas sensações, aos meus sentidos. E o Hill & Dale definitivamente me trouxe todas as características essenciais da Merlot, personalidade e elegância, mas o frescor, graças as notas frutadas, e a estrutura, garantida pela sua complexidade, muito típico das terras sul africanas. Um vinho que ficará guardado para todo sempre em minha lembrança que, espero muito em breve, me aventurar, quem sabe, em uma nova safra! Belo produtor, belo Merlot. Tem 14% de teor alcoólico.

Sobre a Vinícola Hill & Dale:

A história da Hill & Dale Wines remonta a 2001, quando os primeiros vinhos Hill & Dale foram feitos e introduzidos no mercado em 2003.

É o delicado equilíbrio entre a paixão da equipe e a obtenção das melhores uvas da emblemática região de Stellenbosch que permitem que seus vinhos sejam modernos e despretensiosos, mas clássicos e autênticos.

Mais informações acesse:

https://www.hillanddale.co.za/#!/up

Referências:

“Vinci”: https://www.vinci.com.br/c/regiao/stellenbosch#:~:text=Situada%20na%20%C3%A1rea%20costeira%20do,ao%20lado%20da%20casta%20Merlot.

“Portal South Africa”: https://www.southafrica.net/br/pt/travel/article/stellenbosch-uma-das-joias-da-regi%C3%A3o-vin%C3%ADcola

“Wikipedia”: em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Stellenbosch

“Safari 365”: https://www.safari365.com/pt/travel-destinations/south-africa/cape-winelands/stellenbosch






domingo, 13 de novembro de 2022

Partridge Reserva Pinot Noir 2019

 

Quando a gente fala em terroir, a gente fala, até demasiadamente, confesso, em regiões, nos seus climas, nas suas estruturas geológicas, não é em vão ou para impressionar aquele que nos ouve, aquele que lê os textos, mas para fomentar as nossas identificações dos vinhos e de algumas castas com as suas particularidades das regiões.

Por que digo isso? Embora determinadas castas tenham as suas características essenciais, em comum, há particularidades que, tipicidades que só o terroir pode conferir ao vinho, além é claro de alguns processos de vinificação, a famosa intervenção humana.

Então atualmente tenho percebido e valorizado a questão do terroir para o vinho, afinal são questões que não devem ser dissociadas nem um pouco. Claro e evidente que algumas pessoas não se apagam a essas questões, até porque o tema é complexo e, por vezes, difícil de assimilar, mas entender minimamente a influência da terra e do clima no vinho é, penso, de suma importância.

E aprendi ou pelo menos estou aprendendo a “exercitar” essas questões para as percepções dos vinhos que degustamos e observei, ou melhor, senti isso na casta Pinot Noir.

A Pinot Noir é conhecida pela delicadeza e dificuldade de se cultivar em determinados climas. Mas diante de algumas degustações realizadas de rótulos com essa casta em alguns centros de produção vitivinícola do Velho Mundo, como França, por exemplo, até mesmo a Alemanha, bem como no Novo Mundo, como Brasil, Chile, Argentina, Nova Zelândia, percebi algumas nuances bem interessantes.

Os “Pinots” do Velho Mundo me entregaram leveza, delicadeza, muita fruta, já os vinhos do Novo Mundo, sobretudo da Argentina e Nova Zelândia se percebe um Pinot Noir mais intenso, mais robusto, mais complexo e esses últimos muito me agradaram.

Hoje desenvolvi um forte interesse e predileção pelos “Pinots” da Nova Zelândia e principalmente da Argentina, que são mais encorpados e marcantes. Claro que há rótulos dessa cepa na França, por exemplo, complexos e que gozam de longevidade, inclusive, mas os argentinos, de Mendoza, me ganharam definitivamente.

Não degustei tantos ainda, infelizmente, mas os poucos a que tive acesso, me surpreenderam nesse sentido, ou seja, de entregarem vinhos volumosos, encorpados e de boa complexidade o que não é muito comum, em rótulos de Pinot Noir no Brasil, por exemplo.

Então, dessa vez, me pus a experimentar mais um rótulo de Pinot Noir mendocino e com uma passagem por 12 meses em barricas de carvalho o que, para mim, é uma novidade! Nunca havia degustado um Pinot Noir com um tempo tão longo em barricas! Então a experiência, creio, será válida por mais um motivo!

E o vinho que escolhi traz um custo extremamente atrativo e vem atingindo em cheio os paladares brasileiros com vendas bem expressivas, claro que o referido custo é determinante, mas os vinhos também trazem qualidade e tipicidade. Falo da linha “Partridge” da vinícola Las Perdices. Inclusive eu degustei o Partridge Reserva Cabernet Sauvignon 2019 e me surpreendeu positivamente!

E dessa vez o vinho que degustei e gostei é o Partridge Reserva Pinot Noir da safra 2019, da região emblemática argentina, Mendoza. O vinho definitivamente entrega o terroir da região, mas não falarei, pelo menos ainda, do vinho, mas de Mendoza.

Quando falamos em Mendoza, na Argentina, em vinhos argentinos encorpados, estruturados, com complexidade, lembramos, associamos imediatamente na grande Malbec, na Cabernet Sauvignon, mas também não podemos esquecer da Pinot Noir, embora não tenha a fama e a representatividade das anteriores.

Tais castas encontraram no solo andino as condições perfeitas para crescer, um novo e já tradicional terroir argentino, de Mendoza para uma cepa francesa. E já que falamos em tradição e do solo argentino, a produção e consumo de vinhos na terra dos hermanos tornou-se tradicional há aproximadamente duzentos anos. Mas a história do cultivo da uva e da produção vinícola no país do extremo sul da América começou já com os colonizadores espanhóis no século XVI.

Devido às ótimas condições de clima e solo da região andina, não demorou para que os vinhedos se desenvolvessem, mesmo que de forma rudimentar, logo no período colonial. Foi a partir dos sacerdotes da igreja católica que a vitivinicultura se iniciou na Argentina: os jesuítas produziam em seus monastérios o vinho necessário para a celebração de suas missas.

No século XIX, com a chegada maciça dos imigrantes europeus na região, algumas novas técnicas de cultivo foram implantadas, e, no mesmo passo, a variedade de uvas também aumentou, diversificando os tipos de vinhos e elevando a produção de vinho na região a um novo patamar. Castas de uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Chenin Blanc vieram junto com esses imigrantes e deram maior qualidade aos vinhos argentinos.

A região mais tradicional de produção vinícola na Argentina é a província de Mendoza, no oeste do país, responsável por mais da metade da produção nacional. Foi nessa região que em 1534 que as primeiras videiras no país foram plantadas, e partir de lá que o cultivo da uva se espalhou para as outras regiões da Argentina. O Padre Cidrón e o fundador da província de Mendoza, Juan Jufré, foram os responsáveis pela primeira plantação de videiras na Argentina, no séc. XVI. Fonte: Clube dos Vinhos em: Argentina e seu perfeito solo andino.

E agora finalmente o vinho!

Na taça entrega um vermelho rubi com algum intensidade, atípico para um Pinot Noir, com tonalidades violáceas, diria roxas, com lágrimas finas e em média quantidade.

No nariz a profusão de frutas vermelhas, tais como morango, cerejas e framboesas, talvez um quê de frutas maduras, com um delicado e agradável toque floral, além de notas de pimenta preta, tabaco, especiarias, talvez em virtude da passagem por carvalho durante 12 meses, embora não tenha percebido as notas amadeiradas.

Na boca o frescor e a elegância, típica da casta, se faz perceber, graças também as notas frutadas que protagonizam, como no aspecto olfativo, mas com um pouco de complexidade, pois só nota a madeira, a baunilha, o toque mentolado, conferindo-lhe também alguma estrutura, com taninos contidos e elegantes, com uma ótima acidez que corrobora a sua frescura. Tem um final curto e de retrogosto frutado.

Falamos de terroir demasiadamente, de tipicidade, um assunto, um tema tão complexo, tão interminável, com tantos “microclimas” dentro de uma região, parece que, mesmo diante de nossa incapacidade enciclopédica do assunto, parece que quando degustamos um Pinot Noir argentino, em especial, percebemos as nuances de um vinho produzido em Mendoza desta casta. O Partridge Reserva entrega com fidelidade, com, olha a palavra de novo, TIPICIDADE. Essas impressões, as experiências sensoriais se tornam tão aguçadas que quando, às vezes, falta a questão técnica sobre o entendimento do terroir, nos sobra os sentidos, o que já é, claro, relevante. Percebi que uma das filosofias da Viña Las Perdices, produtor responsável pela linha “Partridge”, é de que os vinhos têm de maturar em barricas de carvalho, tendo o aporte da madeira, sendo incorporados ao vinho, conferindo-lhe estrutura e complexidade o que esse rótulo garante, mas nunca mascarando as características essenciais da Pinot Noir, sendo um vinho frutado, saboroso, potente, robusto, mas equilibrado e harmonioso: a sinergia perfeita. Tem 13,5% de teor alcoólico.

Sobre a Viña Las Perdices:

Em 1952, Juan Muñoz López decidiu deixar sua cidade natal, Andalucia, no sul da Espanha, e ele e sua família emigraram para Mendoza, na Argentina, a fim de buscar novos horizontes.

Em seguida, já em solo argentino, não pôde deixar de notar as perdizes que vagavam pela terra. Com efeito, um vizinho disse a ele que essas aves geralmente são vistas em grupos de três.

Assim sendo, com o passar dos dias, as perdizes se tornaram as companheiras constantes de Don Juan em seus longos dias de trabalho. Assim, ele decidiu nomear sua vinícola Partridge Vineyard: “Viña las Perdices”.

A adega hoje é uma operação familiar criada por Juan Muñoz López, sua esposa Rosario, seus filhos Nicolas e Carlos e sua filha Estela.

A vinícola, assim, se localiza no sopé da Cordilheira dos Andes a 1.030 metros acima do nível do mar, em Agrelo, Luján de Cuyo – a primeira zona DOC (denominação de origem controlada) argentina. Do mesmo modo, as uvas são provenientes de duas de suas vinhas em Agrelo em Lujan de Cuyo e Barancas em Maipu.

Por fim, hoje Las Perdices continua a ser uma vinícola de pequena produção e com um espírito entusiasmado em apresentar os vinhos finos de Mendoza.

Sobre a Partridge Vineyard:

A linha Partridge foi criada em 2009 para complementar o portfólio da Viña Las Perdices nos mercados internacionais. São vinhos de perfil clássico e de qualidade, que ganhou a preferência dos consumidores.

A linha tem quatro divisões, que variam de acordo com o perfil dos rótulos:Partridge Flying, Partridge Reserva, Partridge Gran Reserva e Partridge Selección de Barricas.

A sub-linha Partridge Flying oferece vinhos fáceis de beber que são excelentes para o dia a dia. Em Reserva, os rótulos amadurecem em barricas de carvalho, agregando mais corpo e complexidade aos vinhos. Já na Gran Reserva, os vinhos são sofisticados e passam no mínimo 12 meses em carvalho, garantindo grande intensidade. E, por último, a Selección de Barricas, conta com exemplares de alta gama.

Mais informações acesse:

https://www.lasperdices.com/index.php

Referências:

“Winepedia”: https://www.wine.com.br/winepedia/enoturismo/vinhos-las-perdices-o-melhor-do-terroir-argentino/

“Clube de Vinhos”: https://www.clubedosvinhos.com.br/argentina-e-seu-perfeito-solo-andino/

“Vinho Vida Viagem”: https://vinhovidaviagem.com.br/enoturismo-em-mendoza-argentina/

“Clube dos Vinhos”: (https://www.clubedosvinhos.com.br/argentina-e-seu-perfeito-solo-andino/

 

 

 



 


sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Castelo de Borba Antão Vaz 2020

 

O raio não cai duas vezes no mesmo lugar! Lembra daquele ditado tão popular entre nós? Eu pergunto: Será que realmente não cai duas vezes no mesmo lugar? Não acredito que essa frase seja regra no universo dos vinhos e acho que não deveria, dada, claro, as devidas proporções.

Não vejo nenhum problema em degustar, mais de uma vez, o mesmo rótulo, seja a mesma safra ou safras distintas, sobretudo a segunda opção, haja vista que embora o rótulo traga a mesma casta, seja a mesma linha de rótulos, algumas peculiaridades podem ser percebidas nos vinhos, porque temos a influência do clima, do tempo interferindo no produto final, o nosso bom e velho vinho.

E quando falo em devidas proporções, a repetição de degustação de um mesmo rótulo, embora seja safra diferente, pode acarretar na temida e silenciosa zona de conforto. Afinal temos uma gama tão grande de opções, propostas de vinhos que seria no mínimo leviano da nossa parte, nos permitir degustar outros rótulos e expandir as nossas experiências sensoriais.

E decidi levar a repetição a ferro e fogo um vinho que degustei recentemente da minha querida e preferida região lusitana do Alentejo e de uma casta que é típica da região. Uma variedade que, se a ciência derrubar a máxima, só existe no Alentejo: falo da branca mais famosa da região, a Antão Vaz.

E não é só o privilégio e a honra de degustar a Antão Vaz, mas também por um laço afetivo que me une ao Alentejo. Nunca estive na região, mas foi graças aos seus vinhos que os vinhos portugueses entraram na minha vida. Não poderia ter começado da melhor forma!

Então sem mais delongas vamos às apresentações da minha segunda experiência com esse rótulo. Falo do Castelo d’Borba da casta Antão Vaz (100%) da safra 2020. Havia degustado o mesmo vinho da safra 2018, cuja resenha pode ser lida aqui, em 2022. Com quatro anos de garrafa me parecia que estava em algum declínio, mas ainda palatável. As notas frutadas, a acidez, características de quando um branco com essa proposta, ainda é jovem, não estava tão perceptível.

Então decidi, ainda degustando o da safra 2018, comprar o mesmo vinho de uma safra distinta e não levar tanto tempo para fazer o exercício das comparações entre as duas safras, tendo em vista o tempo em que cada um deles foram degustados. Porém antes de tecer tais comentários, falemos um pouco da Antão Vaz e da grande região alentejana.

Alentejo

Situado na zona sul de Portugal, o Alentejo é uma região essencialmente plana, com alguns acidentes de relevo, não muito elevados, mas que o influenciam de forma marcante. Embora seja caracterizada por condições climáticas mediterrânicas, apresenta nessas elevações, microclimas que proporcionam condições ideais ao plantio da vinha e que conferem qualidade às massas vínicas. As temperaturas médias do ano variam de 15º a 17,5º, observando-se igualmente a existência de grandes amplitudes térmicas e a ocorrência de verões extremamente quentes e secos.

Alentejo

Mas, graças aos raios do sol, a maturação das uvas, principalmente nos meses que antecedem a vindima, sofre um acúmulo perfeito dos açúcares e materiais corantes na película dos bagos, resultando em vinhos equilibrados e com boa estrutura. Os solos caracterizam-se pela sua diversidade, variando entre os graníticos de "Portalegre", os derivados de calcários cristalinos de "Borba", os mediterrânicos pardos e vermelhos de "Évora", "Granja/Amarelega", "Moura", "Redondo", "Reguengos" e "Vidigueira". Todas estas constituem as 8 sub-regiões da DOC "Alentejo".

História (Passado, presente e futuro)

A história do vinho e da vinha no território que é hoje o Alentejo exige uma narrativa longa, com uma presença continuada no tempo e no espaço, uma gesta ininterrupta e profícua que poucos associam ao Alentejo. Uma história que decorreu imersa em enredos tumultuosos, dividida entre períodos de bonança e prosperidade, entrecortados por épocas de cataclismos e atribulações, numa flutuação permanente de vontades, com longos períodos de trevas seguidos por breves ciclos iluministas e vanguardistas.

É uma história faustosa e duradoura, como o comprovam os indícios arqueológicos presentes por todo o Alentejo, testemunhas silenciosas de um passado já distante, evidências materiais da presença ininterrupta da cultura do vinho e da vinha na paisagem tranquila alentejana. Infelizmente, por ora ainda não foi possível determinar com acuidade histórica quando e quem introduziu a cultura da videira no Alentejo.

Mas ainda assim pode-se afirmar que a história do Alentejo anda de mãos dadas com a história de Portugal e da Península Ibérica, ex-hispânicos, assim como, pertencentes a época de civilizações romana, árabe e cristãs. Em muitos lugares no Alentejo encontrar provas da civilização fenícia existente há 3.000 anos atrás.

Fenícios, celtas, romanos, todos eles deixaram um importante legado da era antes de Cristo, na região que é hoje o Alentejo. Uma terra onde a cultura e tradição caminham lado a lado. Os romanos deixaram nesta região o legado mais importante, escritos, mosaicos, cidades em ruínas, monumentos, tudo deixado pelos romanos, mas não devemos esquecer as civilizações mais antigas que passaram pela zona deixando legados como os monumentos megalíticos, como Antas.


Após os romanos e os visigodos, os árabes, chegaram a esta terra com o cheiro a jasmim, antes da reconquista, que chegaram com a construção de inúmeros castelos, alguns deles construídos sobre mesquitas muçulmanas e a construção de muralhas para proteger a cidade e as cidades que foram crescendo. Desde essa altura até hoje, o Alentejo tem continuado o seu crescimento, um crescimento baseado na agricultura, pecuária, pesca, indústria, como a cortiça e desde o último século até aos nossos dias, com o turismo com uma ampla oferta de turismo rural.


Os gregos, cuja presença é denunciada pelas centenas de ânforas catalogadas nos achados arqueológicos do sul de Portugal, sucederam aos fenícios no comércio e exploração dos vinhos do Alentejo. Por esta época, a cultura da vinha no Alentejo, apesar de incipiente, contava já com quase dois séculos de história. A persistência de uma cultura da vinha e do vinho, desde os tempos da antiguidade clássica, permite presumir, com elevado grau de convicção, que as primeiras variedades introduzidas no território nacional terão arribado a Portugal pelo Alentejo, a partir das variedades mediterrânicas.

É mesmo provável, se atendermos os registros históricos existentes, que a produção alentejana tenha proporcionado a primeira exportação de vinhos portugueses para Roma, a primeira aventura de internacionalização de vinhos portugueses! A influência romana foi tão peremptória para o desenvolvimento da viticultura alentejana que ainda hoje, dois mil anos após a anexação do território, as marcas da civilização romana continuam a estar patentes nas tarefas do dia-a-dia, visíveis através da utilização de ferramentas do quotidiano, como o Podão, instrumento utilizado intensivamente até há poucos anos. Mas foi no aproveitamento das talhas de barro, prática que os romanos divulgaram e vulgarizaram no Alentejo, que a influência romana deixou as suas marcas mais profundas e até hoje é difundida, dada a devida proporção, por alguns abnegados produtores, e claro, a sua população.

Com a emergência do cristianismo, credo disseminado quase instantaneamente por todo o império romano, e face à obrigatoriedade da presença do vinho na celebração eucarística da nova religião, abriram-se novos mercados e novas apetências para o vinho. A fé católica, ainda que indiretamente, afirmou-se como um fator de desenvolvimento e afirmação da vinha no Alentejo, estimulando o cultivo da videira na região.

Com tantas influências culturais o Alentejo sofreu com algumas crises e a primeira se deu exatamente entre os cristãos e muçulmanos. Embora os mulçumanos tenham se mostrando tolerante com os costumes dos povos conquistados, consentindo na manutenção da cultura da vinha e do vinho, sujeitando-a a duros impostos, mas autorizando a sua subsistência, logo nasceu uma intolerância crescente para com os cristãos e os seus hábitos, manifesta no cumprimento rigoroso e vigoroso das leis do Corão.

Inevitavelmente, a cultura do vinho foi sendo progressivamente negada e a vinha gradualmente abandonada, reprimida pelas autoridades zelosas das regiões ocupadas. Com a invasão muçulmana a vinha sofreu o primeiro revés sério no Alentejo. A longa reconquista cristã da península ibérica, riscada de Norte para Sul, geradora de incertezas e inseguranças, com escaramuças permanentes entre cristãos e muçulmanos, sem definição de fronteiras estáveis, maltratou ainda mais a cultura da vinha, uma espécie agrícola perene que, por forçar à fixação das populações, foi sendo progressivamente abandonada.

Foi só após a fundação do reino lusitano, concorrendo através do poder real e das novas ordens religiosas, que a cultura do vinho regressou com determinação ao Alentejo. Poucos séculos mais tarde, já em pleno século XVI, a vinha florescia como nunca no Alentejo, dando corpo aos ilustres e aclamados vinhos de Évora, aos vinhos de Peramanca, bem como aos brancos de Beja e aos palhetes do Alvito, Viana e Vila de Frades.

Em meados do século XVII, eram os vinhos do Alentejo, a par da Beira e da Estremadura, que gozavam de maior fama e prestígio em Portugal. Desventuradamente, foi sol de pouca dura! A crise provocada pela guerra da independência, logo secundada por nova crise despertada pela criação da Real Companhia Geral de Agricultura dos Vinhos do Douro, instituída pelo Marquês de Pombal como justificação para a defesa dos vinhos do Douro em detrimento das restantes regiões, com arranques coercivos de vinhas em muitas regiões, deu matéria para a segunda grande crise do vinho alentejano, mergulhando as vinhas alentejanas no obscurantismo.

A crise foi prolongada. Foi preciso esperar até meados do século XIX para assistir à recuperação da vinha no Alentejo, com a campanha de desbravamento da charneca e a fixação à terra de novas gerações de agricultores. Nasceu então mais uma época dourada para os vinhos do Alentejo, período que infelizmente viria a revelar ser de curta duração. O entusiasmo despertou quando se soube que um vinho branco da Vidigueira, da Quinta das Relíquias, apresentado pelo Conde da Ribeira Brava, ganhou a grande medalha de honra na Exposição de Berlim de 1888, a maior distinção do certame, tendo sido igualmente apreciados e valorizados vinhos de Évora, Borba, Redondo e Reguengos.

Pouco anos mais tarde, decorria o ano de 1895, edificou-se a primeira Adega Social de Portugal, em Viana do Alentejo, pelas mãos avisadas de António Isidoro de Sousa, pioneiro do movimento associativo em Portugal. Desafortunadamente, este período de glória viria a terminar abruptamente. Duas décadas passadas, já na primeira metade do século XX, sobreveio um conjunto de acontecimentos políticos, sociais e econômicos que contribuíram decidida e decisivamente para a degradação da viticultura alentejana.

Antônio Isidoro de Sousa

Ao embate da filoxera, somou-se a primeira das duas grandes guerras mundiais, as crises econômicas sucessivas, e, sobretudo, a campanha cerealífera do estado novo que suspendeu e reprimiu a vinha no Alentejo, apadrinhando a cultura de trigo na região que viria a apelidar como "celeiro de Portugal". A vinha foi sendo sucessivamente desterrada para as bordaduras dos campos, para os terrenos marginais em redor de montes, aldeias e vilas, para as pequenas courelas em redor das povoações, reduzindo o vinho à condição de produção doméstica para autoconsumo. Em poucos anos o vinho no Alentejo, salvo raras exceções, desapareceu enquanto empreendimento empresarial.

Foi sob o patrocínio solene da Junta Nacional do Vinho, já no final da década de 1940, que a viticultura alentejana ganhou a primeira oportunidade de recobro, ainda que de forma titubeante.

O movimento associativo foi preponderante para o ressurgimento da atividade vitícola no Alentejo. Em 1970, sob os auspícios da Comissão de Planeamento da Região Sul, foi anunciado o estudo "Potencialidades das sub-regiões alentejanas", coadjuvado dois anos mais tarde pelo estudo "Caracterização dos vinhos das cooperativas do Alentejo. Contribuição para o seu estudo", do professor Francisco Colaço do Rosário, ensaios acadêmicos determinantes para o reconhecimento regional e nacional do potencial do Alentejo. Associando várias instituições ligadas ao setor e tirando proveito das sinergias criadas, o Alentejo conseguiu estabelecer um espírito de cooperação e entreajuda entre os diversos agentes.

Com a criação do PROVA (Projeto de Viticultura do Alentejo), em 1977, foram criadas as condições técnicas para a implementação de um estatuto de qualidade no Alentejo, enquanto a ATEVA (Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo), fundada em 1983, foi arquitetada para promover a cultura da vinha nos diferentes terroirs do Alentejo.

Em 1988 regulamentaram-se as primeiras denominações de origem alentejanas, fundamento para o estabelecimento, em 1989, da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), garante da certificação e regulamentação dos vinhos do Alentejo.

Antão Vaz

A uva Antão Vaz é uma das variedades brancas de Portugal e é cultivada principalmente em torno da região do Alentejo, com clima quente e seco. É uma das mais importantes da região, considerada o orgulho branco do Alentejo.

É uma das mais importantes da região, considerada o orgulho branco do Alentejo. A variedade é utilizada por inúmeros produtores, visto que se adapta e consegue expressar muito bem suas características no terroir de Alentejo. Os bagos da Antão Vaz são bem agrupadas e apresentam pele espessa, aumentando sua resistência contra doenças, bem como em regiões de seca.

Assim como a uva Chardonnay, a Antão Vaz é uma variedade extremamente versátil, dando origem a diferentes estilos de vinho. O tempo da colheita é um importante fator nesse contexto: se as bagas forem colhidas mais cedo, os vinhos originados apresentarão notas cítricas e boa acidez; se deixadas na videira por mais tempo, dão origem a exemplares com excelente capacidade de envelhecimento. De um modo geral, a Antão Vaz gera vinhos com notas cítricas e de frutas tropicais maduras, além de toques minerais (às vezes, alguma salinidade).

A maior parte dos vinhos são produzidos para consumo imediato, no entanto, alguns dos melhores vinhos Antão Vaz podem ser envelhecidos durante anos, permitindo que as notas e aromas florais evoluam da melhor maneira, tornando-se exemplares complexos e únicos.

Por regra, dá origem a vinhos estruturados, firmes e encorpados. Os vinhos estremes anunciam aromas exuberantes, com notas de fruta tropical madura, casca de tangerina e sugestões minerais, estruturados e densos no corpo. A uva Antão Vaz também é permitida na elaboração dos vinhos do Porto brancos.

E agora finalmente o vinho!

Na taça revela um amarelo palha límpido e brilhante com discretos tons esverdeados e algumas concentrações de lágrimas finas e razoavelmente lentas.

No nariz é extremamente aromático e com destaque para as frutas brancas, tropicais, tais como limão, pera, abacaxi, maracujá e frutos amarelos maduros como pêssego, com delicados toques florais, que traz uma agradável sensação de frescor e um ligeiro especiado, talvez, com um quê de mineralidade.

Na boca é fresco, leve e cativante, sobretudo pelo aspecto frutado que protagoniza como no quesito olfativo. Tem marcante personalidade, é volumoso, cheio e suculento, por ser também alcoólico, mas sem agredir ao palato, mostrando-se equilibrado. Tem ótima acidez que saliva e um final longo e persistente com retrogosto frutado.

É notável a diferença entre os rótulos! Não tão somente pelas safras, que também pode ser predominante para as características dos vinhos, mas também pelo tempo em que cada um foi degustado: o primeiro levou quatro anos na garrafa e o segundo apenas dois anos! Mas ainda assim não esconde uma característica bem comum aos dois rótulos: vinho maduro, com aquelas frutas brancas maduras que lhe confere a já personalidade que precede os rótulos do velho Alentejo, que de velho nada tem, pois nos entregam vinhos contemporâneos que inundam as taças mais versáteis, dos que gozam de uma vasta litragem, os exigentes e aqueles que se aventuram a pouco tempo no universo cativante do vinho. Tem 13% de teor alcoólico.

Sobre a Adega de Borba:

Fundada em 1955, as raízes da Adega de Borba remontam a um passado ainda mais longínquo no qual Portugal não era considerado reino.

A vinha está presente no Alentejo há mais de 3.000 anos. Foi a partir do século XVIII que a produção de vinho em Borba floresceu, contribuindo para um acentuado crescimento econômico e social da região. Desde então, vários acontecimentos marcaram o setor vitivinícola: uns de forma positiva, como a implementação de técnicas mais modernas de produção, e outros de forma negativa, nomeadamente a destruição provocada pela Guerra da Restauração e Invasões Napoleônicas.

Já nessa época existia uma produção pulverizada em pequenas adegas tradicionais, com talhas, ocupando parte de inúmeras casas de habitação dispersas pelas vilas e lugares.

Era esta a realidade quando, no dia 24 de abril de 1955, um conjunto de produtores insatisfeitos com as condições que eram praticadas no mercado controlado por “intermediários” em termos de preços e margens, cientes da necessidade de ganharem escala e massa crítica para investirem em novas tecnologias e em marcas comerciais fortes, decidiu unir-se para fundar a Adega Cooperativa de Borba.

Independentemente destas oscilações, a importância da vinha em Borba nunca se dissipou e foi sempre a grande cultura agrícola da região.

Já nessa época existia uma produção pulverizada em pequenas adegas tradicionais, com talhas, ocupando parte de inúmeras casas de habitação dispersas pelas vilas e lugares. Era esta a realidade quando, no dia 24 de abril de 1955, um conjunto de produtores insatisfeitos com as condições que eram praticadas no mercado controlado por “intermediários” em termos de preços e margens, cientes da necessidade de ganharem escala e massa crítica para investirem em novas tecnologias e em marcas comerciais fortes, decidiu unir-se para fundar a Adega Cooperativa de Borba.

Mais informações acesse:

https://adegaborba.pt/

Referências:

“Vinci”: https://www.vinci.com.br/c/tipo-de-uva/antao-vaz

“Vinha”: https://www.vinha.pt/wikivinha/section/casta-vinho/antao-vaz/

“Soul Wines”: https://www.soulwines.com.br/uvas-de-vinhos/antao-vaz

“Mesa Completa”: https://www.mesacompleta.com.br/descubra-a-antao-vaz/

“Clube dos Vinhos Portugueses”: https://www.clubevinhosportugueses.pt/turismo/roteiros/vinhos-da-sub-regiao-da-vidigueira-denominacao-de-origem-alentejo/

“Rota dos Vinhos de Portugal”: http://rotadosvinhosdeportugal.pt/enoturismo/alentejo-2/borba/

“Vinhos do Alentejo”: https://www.vinhosdoalentejo.pt/pt/vinhos/historia-dos-vinhos/