quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Casa Valduga Sur Lie Blanc Nature

 



Vinho: Casa Valduga Sur Lie Blanc de Nature

Safra: Não safrado

Casta: Chardonnay e Pinot Noir

Região: Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha

País: Brasil

Produtor: Famiglia Valduga

Adquirido: Site Vinhos & Vinhos

Valor: R$ 76,90

Teor Alcoólico: 11,5%

Estágio: Matura por 30 meses em cave subterrâneas e 10% do lote do vinho em barricas de carvalho.

 

Análise:

Visual: revela um lindo amarelo palha brilhante, com uma turbidez, por não passar pelo processo de dégorgment, com uma persistente manifestação das perlages, em abundância e muito fina, já denotando frescor.

Nariz: aroma de complexo, de elegância, mas com muito frescor. As notas de frutas brancas e cítricas ganham destaque em meio a discretos toques de madeira e amendoado, típico do processo de dégorgment, além da presença de aroma de panificação.

Boca: de paladar distinto, austero e até mesmo rústico, é igualmente complexo, amanteigado, lembrando brioche, entrega, além da referida cremosidade, um frescor que o torna versátil e equilibrado. As notas frutadas são percebidas, a acidez é equilibrada e o final remete às leveduras contidas no vinho.

 

Curiosidades:

Sur lie: permite que a bebida permaneça em constante evolução na presença de leveduras, até a abertura da garrafa, quando o espumante atinge sua plenitude. Ideal para quem busca uma experiência sensorial distinta e singular.

Dégorgment: técnica utilizada no processo de produção de espumantes, especialmente Champagne, que consiste na remoção do sedimento formado durante a segunda fermentação na garrafa. Esse sedimento é composto por leveduras mortas e outros resíduos que se acumulam no gargalo da garrafa.

 

Produtor:

https://loja.famigliavalduga.com.br/Casa-Valduga

 

 


Villa Rosa Reserva Baga 2019

 



Vinho: Villa Rosa Reserva

Safra: 2019

Casta: Baga

Região: Bairrada

País: Portugal

Produtor: Adega de Cantanhede

Adquirido: Site Castas Importadora

Valor: R$ 76,00

Teor Alcoólico: 13,5%

Estágio: 9 meses em barricas de carvalho francês, mais 3 meses em garrafa.

 

Análise:

Visual: revela um rubi intenso, com discretos halos granada, sem nenhuma evolução, com lágrimas densas, viscosas, lentas e em profusão que desenham as bordas do copo.

Nariz: levemente aromático, com destaque para um mix de frutas vermelhas e maduras, quase que em compotas, em geleia. As notas amadeiradas são discretas e que parece trazer a intenção de afinar o vinho, mas, ainda assim, traz toques de couro, baunilha, tabaco e fumo. Como que em camadas percebi, ao longo da degustação, algo lácteo.

Boca: tem a estrutura e a personalidade da cepa, a tipicidade se faz presente e a madeira de fato vem para afinar o vinho, deixá-lo elegante e macio, mesmo que apresente persistência e bom volume de boca. É um vinho equilibrado! Os taninos são marcados, presentes, deixa seca a boca, a acidez é vibrante, mostrando ainda jovialidade e capacidade de guarda, de boa evolução. Final cheio, longo.

 

Produtor:

https://www.cantanhede.com/