quarta-feira, 13 de maio de 2020

Baron de Bordeaux tinto 2012


Degustar um vinho da emblemática e histórica região de Bordeaux é como se estivéssemos recintando poesias líquidas. Não há como passar pelo mundo do vinho sem o protagonismo de seus rótulos, a experiência se torna indispensável. Claro que os mais complexos e famosos vinhos dessa região está muito distante da realidade econômica e social de muitos brasileiros com salários com baixíssimo poder de compra e tantas outras responsabilidades que requer financiamentos ou custeios. Mas há uma variedade de vinhos, nas mais diversas e distintas propostas que, com um pouco de interesse e dedicação, encontra aquele vinho que você se identifica, que você deseja, seja ele tinto, branco, mais frutado, jovem ou encorpado. Ler Guia definitivo dos vinhos de Bordeaux

E por falar em valores e garimpagem de rótulos descobri um com valor surpreendente! Porém da mesma forma que o valor baixo seduz pode nos trazer certos receios, questionamentos quanto a sua qualidade, embora valor não seja demérito para rótulos e propostas de vinhos. Pesquisei um pouco sobre o mesmo e, com um espírito “aventureiro” resolvi compra-lo. O vinho surpreendeu! O vinho que degustei e gostei, como disse, veio de Bordeaux e se chama Baron de Bordeaux, com o típico blend da região com as castas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc da safra 2012.

Na taça tem um vermelho rubi escuro, com discretos toques acastanhados, atijolados, talvez pelo tempo de safra (o degustei em 2019, com sete anos de vida!), com lágrimas finas com razoável abundância e que brevemente se dissipam das paredes do copo.

No nariz traz aromas de frutas vermelhas, mas não muito em evidência, com notas de especiarias e pimenta.

Na boca reproduz as impressões olfativas, com certa complexidade, mas harmonioso, com taninos sedosos, pouca acidez e um final de média persistência.

Apesar da safra o vinho se revelou pleno, a presença da fruta não era tão evidente, abundante, talvez pelo tempo de vida, de safra, mas ainda mostrava uma “jovialidade” e uma personalidade marcante adquirido pela “idade”, mas um vinho equilibrado, de corpo médio, garantido pela predominância da casta Merlot, afinal, este vinho foi produzido na margem direita do rio Gironde e que, de acordo com o produtor o mesmo veio de encostas montanhosas, na fronteira com as margens retas do Garonne e Dordogne, com condições ideais da incidência solar. A vinha está espalhada por todo o departamento de Gironde, com a natureza de seu magnífico terroir.


O mesmo tem 13% de teor alcoólico bem integrados, quase imperceptíveis e teve passagem por tanques de aço inoxidável e concreto.

Sobre o rótulo “Baron de Bordeaux”:

O nome “Baron de Bordeaux” foi inspirado pela aristocracia francesa do século XVIII. O famoso Barão Montesquieu, filósofo de Bordeaux, fazia parte da corrente do Iluminismo e foi determinante na história da França. Nascido em 18 de janeiro de 1689 no Brède, ele escreveu a melhor parte de seu trabalho lá.

Sobre a Producta Vignobles:

A Producta Vignobles é um grupo de produtores, de caves cooperativas, que foi fundada em 1949, na região de Bordeaux. Especialistas em vinhos nas áreas de compras, qualidade, marketing, logística e comércio, as missões da vinícola são: Desenvolver vinhos de qualidade em perfeita harmonia com a promessa da denominação, criar um elo entre o enólogo e o consumidor, é a representação da vinha na taça dos consumidores, ser uma garantia de qualidade para o consumidor, ser parceiro dos clientes, com boa distribuição dos rótulos, oferecendo vinhos com terroir de Bordeaux. A Producta Vignobles também ostenta algumas facetas de pioneirismo na cultura vitivinícola francesa, tais como: pioneira na venda de marca própria, em 1980, aquisição de certificação ISO 9001 em 1990, desenvolvimento da abordagem Agri Confiance por vinícolas cooperativas, para viticultura responsável e sustentável, em 2010, em 2011 foi pioneira no design ecológico de uma nova garrafa "gravada", 100% reciclável e com pegada leve e uma abertura de escritório na China, em 2014 foi a primeira empresa na categoria de marketing de vinhos eleita por LA TRIBUNE OBJECTIF AQUITAINE e em 2015 introduziu-se ao mundo arte com sua série de obras de Product’Art. Produzem cerca de mais de 20 milhões de garrafas por ano. Tudo começa no coração da vinha e nos cuidados que os vinicultores trazem para a vinha durante todo o ano, desde o tamanho das vinhas até a colheita da safra.

Mais informações acesse:


Degustado em: 2019






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