segunda-feira, 23 de março de 2020

Fausto Chardonnay 2016



Eu costumo participar de eventos de degustação e festival de vinhos. E digo-lhes o quanto é proveitoso esses momentos. Uma oportunidade única de, não apenas degustar vinhos, o que já é excelente, diga-se de passagem, mas também de aprender mais sobre vinhos, conversar com os produtores e conhecer seus rótulos. E assim foi com esse rótulo que degustei e gostei muito, cuja vinícola é a gaúcha Vinícola Pizzato Vinhas e Vinhos. Tive a oportunidade de conhecer e conversar com um dos membros da família que respeitosamente respondeu a todas as minhas perguntas. Esse intercâmbio, esse escambo de informações agrega conhecimento e valor as nossas degustações.

E o vinho escolhido naquele evento foi o da linha Fausto da casta Chardonnay da safra 2016, produzido na grande região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Brasil. Ah e vale uma breve informação sobre a região e da sua denominação de origem. O Vale dos Vinhedos foi a primeira Indicação Geográfica Brasileira da história; inicialmente como Indicação de Procedência (2001), passou a certificar os vinhos e espumantes com D.O. em 2009. Com apenas 73 km², apresenta a maior concentração de vinícolas dedicadas a elaboração de vinhos finos na América do Sul, sendo pioneira na modernização da vitivinicultura Brasileira ao final do Século XX. A Pizzato Vinhas e Vinhos atualmente conta com sete rótulos com Denominação de Origem D.O.V.V. três vinhos tintos, dois vinhos brancos e dois espumantes.

Na análise visual o vinho conta com um dourado claro com reflexos esverdeados, límpido.

No nariz aromas evidentes de frutas brancas e cítricas como abacaxi, limão apresentando frescor e jovialidade.

Na boca é seco, corpo leve, diria um pouco untuoso, com acidez pronunciada, refrescante, com certa citricidade e a presença da fruta com final persistente e fresco.

Um vinho jovem recomendado para momentos de informalidade e ser degustado em climas quentes e de sol. Um vinho de grande tipicidade que harmoniza com queijos leves, carnes brancas, comidas mais simples ou sozinho. Possui 12,5% de teor alcoólico e sem passagem por madeira.

Sobre a Pizzato Vinhas e Vinhos:

Em 1999, a Família Plínio Pizzato constitui a Pizzato Vinhas e Vinhos para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras, ao qual se dedica desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto na Itália ao final dos anos 1800. Ainda na itália, a família cultivava vinhas e elaborava vinho em pequenas quantidades. Da chegada ao Brasil em 1980, após o estabelecimento e a subsistência, o amor e dedicação em trabalhar com uvas e vinhos falaram mais alto. Assim o cultivo de parreiras em maior extensão foi levado adiante. As atividades do imigrante Antônio Pizzato passaram para um de seus filhos, Giovanni Pizzato, que além da ocupação principal relacionada aos vinhedos continuou produzindo vinho, mas apenas para consumo da Família Pizzato. A maior parte da produção de uvas passou a ser comercializada para vinícolas da região da serra gaúcha. A personalidade é fruto da interação entre o objeto/ser e as transformações decorrentes de vivência, educação e experiência; é dessa forma que sua estrutura se torna íntegra ao longo dos vários estágios da existência, do nascimento à lembrança. Os integrantes da Família são os responsáveis por todo o processo que faz do vinho uma bebida de identiddade única, da produção de uvas à elaboração e comercialização dos vinhos, gerando um diferencial de entusiasmo, dedicação, personalidade e exclusividade traduzidos em vinho. Atualmente a Família Pizzato vê seus vinhos entre os mais destacados em degustações e painéis de vinhos Brasileiros e Internacionais, além de estarem presentes em restaurantes e lojas especializadas no Brasil e no exterior.

Mais informações acesse:

http://pizzato.net/

Degustado em: 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário