segunda-feira, 23 de março de 2020

Murviedro Petit Verdot 2015



Esse vinho foi especial para mim por muitos motivos: claro que, primordialmente pelo fato de que degustei e gostei, logo em seguida pela primeira experiência com um varietal da casta Petit Verdot, casta oriunda da emblemática região de Bordeaux, sempre soube e observei que a mesma era apenas para compor em cortes, em blends e nunca tinha visto, até então, um 100% Verdot, como também é conhecida na França. Mais outro motivo que fez desse vinho especial para mim foi o rótulo, como costumo chamar “underground”, ou seja, um vinho pouco conhecido, de uma vinícola menos conhecida ainda, pelo menos entre nós, brasileiros. Um achado!

E esse vinho é o Murviedro Colección, da casta já informada, 100% Petit Verdot, da safra 2015, da Bodegas Murviedro, da Espanha, da região de Valência. Ah, esqueci-me de dizer também que o que o tornou especial foi a região, Valência, que nunca havia degustado e se me permite o caro leitor falarei brevemente dela, após algumas pesquisas: Valência se caracteriza pelo seu bom clima e pela sua grande capacidade de produção de vinhos, sendo Requena o município mais extenso da Comunidade. A Denominação de Origem Protegida Valência é uma denominação aberta, dinâmica, com uma grande vocação e tradição exportadora.

Na taça tem um vermelho intenso, com reflexos violáceos, um vermelho brilhante, reluzente com lágrimas finas e rápidas.

No nariz tem aromas de alta intensidade de frutas vermelhas, com uma presença marcante de um frescor, diria com notas de menta, talvez.

Na boca é equilibrado, harmonioso, com bom corpo, mas macio e fresco, com uma boa acidez, explicando o seu toque refrescante, muita fruta e um final agradável e de persistência.

Um vinho surpreendente, saboroso, de característica vivaz e plena em seu conjunto, sendo versátil, harmonizando, contudo, com queijos variados, carnes, massas e pizza. Tem 13% de teor alcoólico. Mais um fator que corrobora com a sua qualidade são os prêmios que estampados estão em seu rótulo, que são: Ouro na Mundus Vini e Ouro no Bacco Cosecha.

Sobre a Bodegas Murviedro:

Em 1927 a Bodegas Schenk instala subsidiárias na Espanha, a primeira em Vilafranca del Penedès, na Catalunha, sob o nome de 'Schenk Spain'. Em 1929 abre vinícolas em Alicante, Utiel e Requena, vinícolas jovens que inicialmente optaram pelo vinho a granel de 'qualidade', uma marca registrada até hoje. Em 1931 a Schenk Espanha decide concentrar suas atividades na vinícola Valência, que, localizada ao lado do porto, foi o início de um dos pilares fundamentais da marca: as exportações. O vinho engarrafado está ganhando importância, até hoje é o foco principal da empresa, aderindo a essa “tendência”, em 1950. Em 1997 a Schenk Spain muda de sede, aproximando-se dos pés das vinhas, Requena, no coração da Denominação de Origem Utiel-Requena, produtora de vinhos de excelente qualidade. Em 2002 aproveitando a comemoração do 75º aniversário muda o nome da vinícola para 'Bodegas Murviedro', em homenagem ao seu vinho Cavas Murviedro, uma das marcas de vinho mais emblemáticas da Comunidade Valenciana e que fez de Murviedro uma das vinícolas mais reconhecidas.

Para mais informações acesse:

https://murviedro.es/

Degustado em: 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário